segunda-feira, 22 de março de 2010

Report. da minha 15 aula na EJ - PS 14


Opa olha eu com um reporte fresquinho, fresquinho, este reporte é sobre a minha aula PS 14.
O Inst. desiguinado foi o Inst. Eduardo Abud ( nome de Pst. Abud ), Esta aula começou meio engraçada, pois quando cheguei na EJ o tempo estava bem fechado ( Teto Baixo ), logo as 09: 45 hrs local ( 12:45 Z ), logo as 10:30 hrs local ( 13:30 Z ) do lado Este ( setor Echo) e do lado Oeste ( setor whiskey ) que era para onde a notificação foi preenchida, mais precisamente o setor SBR-549  Sobre Franco da Rocha. E claro após os 45 minutos regulares a notificação foi cancelada, mesmo com algumas nuvens algumas aeronaves saíram para, mas logo de pois tiveram que retornar devido ao teto que estava ficando baixo novamente.
Sem crise, tinha um amigo o Rafael Pacagnan e o Ist. Casini que esta para fazer o teste de check para a Empresa Gol linhas aéreas inteligentes, ele ia realizar um ultimo vôo de Corisco ( Embraer 711 ) Pref. PR-RZD para o Aeroporto de São José dos campos, via Instrumentos  - IFR, Logo após a decolagem o Inst. Casini me pediu que lhe desse o protetor do vidro do lado esquerdo, na hora não entendi, mas já que ele pediu, é por que ele sabe o que faz, O inst. ao  atingir 4.500 pés colocou o protetor do vidro do lado onde o Rafael se encontrava pilotando, na hora pensei este instrutor é louco, deixou o Rafael sem visão nem uma, mas logo depois ele me explicou, aquilo é para que o aluno aprenda a voar 100 por instrumentos e única mente por instrumentos.
O vôo em si foi ótimo tirando o tempo que nos vamos entre os 4.500 e os 7.000 pés que foi bem turbulento, ao passar os 7.000 pés à turbulência parou meio que instantaneamente, logo após atingir 9.000 pés, e já próximo ao de são José dos Campos iniciou a descida, e claro tudo com o pára-brisa tapado, iniciou o procedimento de aproximação por ILS, no qual teve um pequeno desvio do eixo da pista, após arremeter no ar, iniciou procedimento para uma nova aproximação ao qual executou com ótima destreza, após arremeter no ar novamente, iniciamos o retorno para Jundiaí, no Corredor Mike já perto do pedágio Itatiba pegamos um pouco de chuva, nada de mais algo leve, A aproximação foi show de bola, com um toque bem manteguinha.
Logo após o pouso fui comer algo, estava varado de fome, O inst. desiguinado para esta aula foi o Inst. Leonado Morais, em seguida o teto deu uma melhorada e sendo assim pude realizar a aula PS14, um instrutor que ia passar pela sala AIS ( sala onde pode ser entregue o Plano de vôo e a Notificação  e claro METAR E TAF, logo depois de entregue, Fiz como de costume chequei toda a aeronave e seus componentes, liberado para taxi, e já no ponto de espera da pista 36, foi me autorizado a decolagem, a decolagem foi feita de um modo diferente, em vez de rodar a 65 KTS e manter na subida 70 KTS, fizemos de um jeito novo, a 55 KTS  erguemos o nariz e quando a 65 KTs tiramos a aeronave do chão, mantendo o restante do procedimento normalmente, quando no setor SBR-549, demos inicio a uma modalidade de treinamento chamada de recuperação ( antigo Estol ) Só que agora não se perde mais a sustentação, este procedimento foi adotado para auxiliar o aluno a compreender a forma correta de realizar o “FLAR” ( Leve cabrada para que o trem de pouso principal, que é o de traz, toque leve mente o chão antes do trem do nariz ) O que estava acontecendo é que os alunos estavam aredondando muito próximo ao Chão e não executando um FLAR como se deve, fazendo assim um pouso de três pontos, “mas pêra ai estas aeronaves não são de trem de pouso convencional”. Claro quando se faz um pouso assim o trem do nariz fica muito danificado, pois ele não foi projetado, nem preparado para este tipo de pouso.
Quando já quase no fim, ele me puxa a manete de potencia e me fala “Pane no motor”, ai eu nem perguntei nada, já iniciei o vou planado e procurei um lugar para pouso,  iniciei o check de reacionamento tendo efetuado com sucesso.
Iniciei o retorno para Jundiai,  quando no retorno nos deparamos com uma pequena formação sobre o fixo da lagoa, solicitando assim um proa direta para perna BASE, a qual foi concedida de imediato, ao iniciar o procedimento de pouso, ao qual foi executado com flap Full “30°” na 01º aproximaçao dei uma pequena flutuada e cheguei meio fora do eixo da pista, no 02º foi melhor e no 03° foi um toque bem suave.