quinta-feira, 23 de julho de 2009

Report. da minha 10 aula na Ej - PS 9


Opa !!! Para quem achava que eu tinha parado de voar, se enganou redondamente, pois lá vai mais um reporte de mais uma hora de vôo na EJ – Escola Aeronáutica Civil, Isso ocorreu no Sábado dia 18/07/2009, Chegando desta vez 45 minutos adiantado ( para quem leu o ultimo reporte, sabe bem o que estou dizendo).

Cheguei à EJ por volta das 15:15 hrs ( 18:15 Z – para quem não sabe à hora aqui separada por parênteses é à hora de coordenação universal - UTC ) como sempre e fui bem recebido pelo o pessoal do setor de Operações, ao qual me avisaram que o Instrutor Andre Luis Stellato Curaça ( nome PST. Stellato )o qual foi desiguinado para a minha aula, Juntamente com a Aeronave (PR-EJR), estava no momento aplicando uma prova aos alunos, mas que logo estaria pronto para o vôo, neste meio tempo fui preenchendo a notificação de vôo – ( plano de vôo Simplificado ), Quando o Inst. Stellato se apresentou, iniciamos o Briefing, onde foi explicado tudo que ocorreria durante o vôo, após isso, fomos para a aeronave para fazer todo o check-externo, assim sendo logo após, chamei o solo Jundiaí e solicitei acionamento, autorizado e acionado e já em taxi, seguimos para a cabeceira 36, hahahaha, é já sei pensou que eu ia me perder durante o taxi ( Veja nos report’s Anteriores ), já alinhado fui autorizado a decolar, após decolagem, segui para a área de instrução no setor W Agora desiguinado Setor SB-421, Onde chamei o Controle SP ( APP_SP), Já a 4.000 pés iniciei as manobras previstas e explicadas durante o Briefing, Iniciei com uma curva de Pequena Inclinação, tanto para a direita como para a esquerda, logo após uma curva de Media e outra de Grande inclinação, Na de pequena e na de Media me sai bem, só ficando um pouco perdido na de Grande, Variando um pouco a Altitude, mas nada que não se pode corrigir, após as curvas fomos fazer as manobras de 01º e 02º tipo, após as manobras e retornando para Jundiaí, o Inst. Stellato me disse que iríamos fazer uns toques e arremetidas, agora já me encontrando no circuito de trafego, mais precisamente na perna do vento, informei as minhas intenções a Torre Jundiaí, a qual me pediu que informa-se na final, quando na final informei à torre que já me encontrava na final baixado e travado ( se informa isso para que o piloto não se esqueça de baixar o trem de pouso, no meu caso FIXO), foi me autorizado a realizar o toque e arremetida, ao chegar próximo ao solo o instrutor pediu que arremete-se, Isso se chama arremetida no Ar, iniciei a subida para a Altitude de trafego, para uma nova aproximação, novamente na final, foi me autorizado toque e arrem. Ao tocar no solo, fiquei meio desalinhado com o eixo da pista, mas logo consertei, e Lá vamos nós subindo para o circuito de trafego, no 02° toque acertei o eixo, mas após o toque perdi um pouco para a esquerda, e lá vamos nós subindo de novo, no 03° toque acertei o eixo da pista e não o perdi mais, subindo novamente o Inst. Stellato me pediu para que o deixa-se comandar um pouco, e não teve duvida, ele pilotou em quanto eu assistia e coordenava na fonia, ele fez um pouso muito bom, após o pouso assumi e iniciei o taxi ate o pátio, dando assim o corte e fazendo o check de abandono.

Após tudo isso, fomos fazer o Debriefing, no qual são explicados os acertos e erros que foram cometidos durante o vôo, foi me explicado que durante o vôo realizei uma boa fonia, tendo falhado poucas vezes, e nas manobras as que melhor realizei foi as curvas de Pequena e Media Inclinação, Coordenação de 02 ° tipo e no 02° e 03° toque arremetida, claro sem contar o taxi que foi show, tirando a entrada no pátio onde não calculei bem a curva e comi um pouco de grama com a roda do lado esquerdo, fora isso foi uma beleza.

Fica aqui mais um reporte das minhas aulas na EJ, A todos que leram ate aqui um grande abraço e bons Vôos a todos.

Fiquem com DEUS e tão logo faça outra aula reportarei com a mesmo animo de Sempre !!!