segunda-feira, 10 de maio de 2010

Visita ao Hangar da Esquadrilha OI

Demorou, mais sáiu!!! Ufaaaaa !!!

Esta é quentinha, estive na visita ao Hangar da Esquadrilha OI atraves do Projeto Sky Science, durante a palestra que ocorreu no mês passado, teve o sorteio entre os participantes de 03 vôos de T-6 e 4 participantes foram sorteados para realizar o vôo de Beech Bee 18, Agora no dia 24/04/10, estive na visita ao Hangar da Esquadrilha e pude acompanhar de perto toda a preparação do vôo bem como ser informado de que esta em faze de reforma e restauração estrutural os outros 02 T-6 que serão incluídos na esquadrilha para formar um quinteto de T-6 e claro com o Beech Bee e a mais recente aquisição da esquadrilha OI o famoso “Albatroz” Um gigante de 60 anos, quase 24 metros de comprimento, mais de 8,5 metros de altura, com peso superior a 15 toneladas.

Características gerais

Tripulação: 02 - o piloto e o observador
Comprimento: 8.55 m
Envergadura: 14.30 m
Altura: 3.5 m
Área atingida: 43 m²
Peso: 600 kg
Peso de carga: 800 kg
Usina (eléctrica): 1 × Mercedes D.I, 75 kW.

Desempenho


Velocidade máxima: 100 km/h 
Velocidade de Subida: 1 m

Fonte: Wikipedia

Fui um dos contemplados para realizar o vôo no Beech Bee da OI, A aeronave é Maravilhosa, dócil e bem confortável, Sou meio suspeito para falar, pois amo de paixão este tipo de aeronave.

Tudo começou com a nossa chegada ao Hangar, as aeronaves ainda estavam estacionadas no Hangar nos dando a oportunidade de perceber o quanto elas são grandes e robustas, após colocarmos as aeronaves para fora do Hangar ( nós não bem dito, o nosso grande amigo tratorista, que tratorou com a maior delicadeza estas aeronave, parecia que estava cuidando de uma Leide.

Após ser tratorada ate o pátio às aeronaves ficaram em exposição para visitação e fotos, tendo entre convidados um rapaz com 02 crianças que por ventura estava passando próximo a pista e resolveu perguntar se poderia adentrar ao Hangar e visitar as aeronaves, foi prontamente atendido pela equipe da Esquadrilha OI, logo depois de mencionar que seu filho de 3 ou 4 anos era louco por aviões “ Isso é que é amor pela aviação desde cedo”, me lembrei de quando tive o 01° contato com uma aeronave de verdade, Isso foi em 1900 e alguma coisa, foi em um Hangar da VASP em que o meu tio trabalhava “ Super-emocionante”, quando foi colocado dentro da Aeronave Beech Bee logo perguntou: "Este avião esta com pilha", isso ao meu lado e de mais 03 colegas que ali estavam, logo respondi aos meus amigos que estavam de boca aberta pela tal pergunta, “ E doce Inocência ”, e o pai respondeu: "não filho, esta aeronave é movida a Gasolina", para o pequeno Inocente isso foi como “????” .

Quando mais tarde um pouco, por volta das 13:00 horas (16:00 Z ) foi dado inicio aos vôos de T-6, sendo que o 01° a subir na Aeronave, perguntamos se ele tinha pegado a sacolinha do Extra ..., Sabe como é, nunca se sabe !!!!

Neste tipo de aeronave o Acento bem como o encosto e de ferro e o seu acolchoamento é feito por parte do páraquedas, durante a saída para o taxi o Piloto do T-6 Ligou a Fumaça deixando todos na maior nevoeiro branco (rsrsrs), não conseguindo observar seu taxi ate a taxiway principal, quando menos se espera um ouve um avião decolando e fala “olha ele”, quando todos olham não era ele, era uma aeronave “Paulistinha”, quando o Paulistinha já se encontrava em vôo na perna do Vento, o T-6 decola, ainda passando pelo Hangar da OI ele eleva poucos centímetros da pista e recolhe o trem de pouso iniciando assim um rasante com fumaça pela pista, no final ele inicia uma cabrada ( puxa o manche ) com vontade, após passar na perna do vento perdemos o contato visual com a mesma, não muitos segundos depois ele reaparece em cima do hangar para iniciar uma manobra chamada 8 Cubano ( consiste em realizar meio loop e quando no topo, sai do vôo invertido e inicia uma descida para ingressa e realizar a 02° perna do oito Cubano dando assim o oito na hora em que desce e cruza a fumaça da 01° perna.

Assim foi em todos os vôos de T-6 um após o outro, e claro aquela perguntinha que não faltou a nem um deles que iriam voar o T-6: Pegou a sacolinha do Extra ... ??? (rsrsrsrs).
Após o retorno do ultimo sortudo que vôo, foi dado um descanso merecido ao grande cmte. Carlos Edo piloto do T-6, Vou falar um pouco do T-6, Chamado de North American T-6 (treinadores de pilotos caça da segunda guerra mundial), esta aeronave foi assim criada, pois na época não avia aeronaves bi-posto que era o caso do P-51 ou P-47 , então assim teve que ser criada uma aeronave ao qual poderia se dar instrução de vôo ( Lembrando que na época não avia os famosos Flight Simulator ).
Especificações Técnicas:

Fabricante: North American Aviation, Inc. – Estados Unidos da América
Motor: Pratt & Whitney R-1340-AN1 de 550 h.p., radial de 9 cilindros.
Designação Militar: T-6D T-6D
Comprimento: 8,8 m
Envergadura: 12,9 m 12,9 m 12,9 m
Altura: 3,5 m
Peso Vazio: 1.888 kg
Velocidade Máxima: 331 km/h
Alcance: 1.200 km

Fonte: Musal

Após o merecido descanso, o cmte. Carlos Edo junto com o cmte. Laert Gouvêa embarcaram os ganhadores do vôo de Beech Bee, demos início ao taxi ate a cabeceira 16 logo após a decolagem ingressemos no circuito de trafego para uma passagem a baixa altura quando na passagem pela cabeceira 16 o cmte. Laert que estava no comando do Beech liga a fumaça e quando passa pelo hangar da OI inicia uma cabrada forte e o cmte. Carlos fala “Laert este não é o T-6 este é o Beech” ... rsrsrs a sensação é muito boa, o estomago foi no calcanhar e voltou ... rsrsrs, foi Show se bola, valeu cada segundo de vôo, ainda mais sabendo que aquela aeronave já é uma anciã, esta aeronave é de fabricação Americana e da década de 50, mas é uma guerreira a toda a prova !!!

Especificações Técnicas:

Fabricante: Beech Aircraft Corp. - Estados Unidos da América
Comprimento: 14,52 m
Envergadura: 10,43 m
Altura: 2,79 m
Pesos máximo de decolagem: 3.968,93 kg
Propulsão: dois motores radiais Pratt & Whitney R-985-25 "Wasp junior" de 450 HP
Velocidade máxima: 331,5 km/h
Tripulação: dois pilotos e 8 passageiros

Fonte: Wikipedia

Após nosso retorno ao Hangar fomos recebidos com um banquete preparado pela Equipe de Solo da Esquadrilha OICirco Aéreo , e claro não poderia faltar a Informação mais maravilhosa que seria a chegada daqui a 9 meses do(a) mascote mais esperado do Projeto Sky science, a nossa grande amiga e coordenadora Lia vai ter um BABY, e claro não podia faltar o novo projeto Sky BABY - Aqui a cultura aeronáutica faz parte de nossas vidas desde pequeno” ...rsrsrs.

A não podia esquecer, eu tenho dó é do Filipe que já trabalhava muito, agora vai trabalhar mais ainda.

Este reporte é para você que como eu um dia já tive o sonho de se tornar um grande piloto, então para de ler este reporte e procure a escola ou aeroclube mais perto de você e seja FELIZ vá à luta.

Lembre-se:

O fraco não tenta, o covarde desiste e o FORTE CONQUISTA !!!!

Um forte Abraço e bons vôos a todos !!!!
cmte. Mirotti – PPA
Participante do:
Projeto Sky Science

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Aos novos Integrantes da Staff da Sky Airlines



Tenho o prazer de parabenizar os mais novos integrantes da Staff da família Sky Airlines pela competência em um momento de crise por ter a iniciativa de não criticar e olhar a crise como um momento ruim, e sim por ter encarado ela de frente ao dar a iniciativa à abertura de novas fronteiras, que vão alem de qualquer esforço para poder conquistar o mundo Virtual e trazer cada vez mais a realidade em vôos virtuais ate você que como eu um dia procurei uma empresa seria para poder crescer na carreira de piloto virtual.

No setor de Vôos on-line e materiais de vôo e conexão
SKP1010 Renato Janiques
SKP1013 André Olivio Mirotti
SKP1022 Silvano Pimentel Gomes
No setor de Promoção, Divulgação e Revisão de Conteúdo da Sky Airlines
SKP1086 Oswaldo Jungsted "cmte. Toco"



quarta-feira, 5 de maio de 2010

EuroSky - Conquistando a Europa


A Eurosky é a mais nova opção de voos da Sky Airlines Team. Partindo dos principais aeroportos da Europa, a EuroSky disponibiliza voos para as principais cidades e capitais do velho continente com conexões diretas com a Sky Airlines e a OAL. A Sky Airlines Airlines Team é a única VA brasileira com aeronaves exclusivas operando nas rotas da Europa.
 A EuroSky iniciou seus vôos regulares no Continente Europeu tendo como HUB principal o aeroporto de Lisboa “LPPT” em 12 de Março de 2010, com somente 03 aeronaves, vem conquistando todo o continente Europeu com o seu fantástico atendimento de bordo e com os seus cmtes., as aeronaves são tratadas como se fosse uma Donzela em suas mãos, a frota de aeronaves são da fabricante Airbus, sendo a linha A320/A330/A340, tendo já sido encomendado para integrar a frota a Família Boeing 737 e provavelmente o 767 sem previsão de chegada ainda.






A o comentário de que será aberto um HUB cargueiro ( ICAO indefinido ainda) no Continente, para suprir a demanda de encomendas européias e de ajuda humanitária.

Justiça dos EUA nega cassação dos pilotos do acidente do voo 1907

Eles estão envolvidos no acidente com o Boeing da Gol, em 2006. Advogado diz que vai levar caso para Corte Interamericana de Justiça.

Os representantes do Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, negaram o pedido de cassação da licença dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino. A decisão foi encaminhada para a Embaixada Brasileira, em Washington, nesta  terça-feira (4). O documento pedindo a cassação foi protocolado nos EUA, em abril deste ano, pelo advogado Dante D'Aquino.
 
Os dois pilotos estão envolvidos no acidente entre o jato Legacy e o Boeing da Gol, ocorrido em 29 de setembro de 2006. O avião caiu na região norte de Mato Grosso após colidir com o jato, matando 154 pessoas.

Segundo o documento enviado ao Brasil, as entidades norte-americanas informaram que, após análise dos pedidos e das perícias técnicas, não foram encontrados indícios de responsabilidade dos pilotos para iniciar um processo administrativo para a cassação das autorizações para pilotar. O FAA é o órgão que controla a aviação nos EUA.

De acordo com D'Aquino, que é advogado assistente de acusação nos processos criminais no Brasil e integrante da comitiva que foi aos Estados Unidos, o próximo passo será levar o caso para a Corte Interamericana de Justiça, com sede na Costa Rica. "Houve desrespeito ao princípio da igualdade de tratamento e reciprocidade em relação ao Brasil. Vemos neste caso que não existe uma política igualitária, como a que foi prometida pelo presidente  Barack Obama."Estamos frustrados". 

A resposta negativa foi vaga e é uma afronta aos brasileiros e às famílias das vítimas. Não enfrentaram as questões técnicas levantadas e apresentadas por nós. Essas mesmas questões, no Brasil, motivam um segundo processo criminal contra os pilotos”, disse D'Aquino.

O pedido baseou-se no precedente do próprio FAA (órgão que controla a aviação nos EUA) em que cassou a licença de dois pilotos norte-americanos, um deles, por ter ficado com o equipamento de comunicação desligado por 90 minutos e outro por suspeita de embriaguez. "Acreditamos que essa decisão poderia servir de referência para a análise da cassação das licenças de Lepore e Paladino."

Fonte: G1

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Gol inicia curso de segurança operacional com nova regulamentação

A Gol realiza hoje (03/05) o primeiro curso de Sistemas de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e adequado ao Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 121 - RBAC 121. O curso será voltado para todos os colaboradores das áreas operacionais e os módulos foram criados pela companhia e a Anac, com base em cases desenvolvidos pela própria empresa.
 
O RBAC 121 trata de requisitos para as operações domésticas das companhias aéreas brasileiras, em voos regulares e não-regulares. A Gol será a primeira companhia certificada pela Anac para realizar o treinamento que envolve colaboradores das áreas de tripulações técnica e comercial, manutenção de aeronaves, atendimento em aeroportos, call center, entre outras.
 
"A primeira turma será formada nessa primeira edição que terá duração de uma semana e será ministrada em parceira com a Anac. Depois disso, já teremos multiplicadores homologados pela Agência para a capacitação de novas turmas, o que dará agilidade à formação de todos os nossos colaboradores", explica Fernando Rockert Magalhães, vice-presidente técnico da Gol.
 

Aérea inaugura nova rota com passagens a partir de R$ 129

A Azul anunciou nesta sexta-feira a inauguração de uma nova rota para Cuiabá, que começará a operar no dia 7 de junho. As passagens já estão sendo vendidas, a partir de R$ 129 por trecho para viagens de ida e volta.
Os voos partem de Campinas (SP) nos horários 8h12, com chegada a Cuiabá às 9h20, e 17h20, com chegada às 18h30. Da capital do Mato Grosso para Campinas, a linha opera às 9h50, com chegada às 12h58 na cidade paulista, e às 19h, com chegada às 22h08. 

Outros destinos que passam por Cuiabá também tiveram as tarifas reduzidas, como Cuiabá - Belo Horizonte (R$ 199) e Cuiabá - Rio de Janeiro (R$ 189). Segundo a Azul, o valor promocional só vale para quem comprar as passagens para esses destinos com 30 dias de antecedência. 

United e Continental formarão maior empresa aérea do mundo

A UAL Corp, controladora da United Airlines, anunciou a compra da Continental Airlines por cerca de US$ 3,17 bilhões em ações, formando a maior companhia aérea do mundo. O valor proposto representa um ágio de 1,5% sobre o valor da ação da Continental na sexta-feira. 

O nome da companhia aérea combinada será United Airlines e o nome da empresa holding será United Continental Holdings Inc. 

O presidente-executivo da Continental, Jeff Smisek, vai comandar a companhia combinada que gera mais de US$ 29 bilhões anuais em receita, enquanto o presidente-executivo da UAL, Glenn Tilton, será o presidente do conselho. 

Se aprovada por autoridades e acionistas, a operação deverá produzir entre US$ 1 bilhão e US$ 1,2 bilhão em benefícios anuais de receita e custo até 2013. As empresas esperam completar a transação no quarto trimestre deste ano. 

O acordo marca a primeira fusão importante na indústria aérea dos Estados Unidos desde que a Delta Air Lines comprou a Northwest em 2008 e encerra meses de especulação sobre nova consolidação no setor.
A United e a Continental informaram que a companhia combinada expandirá serviços com uma sobreposição mínima de rotas domésticas e nenhuma internacional. A empresa unida terá 10 hubs, sendo Houston o maior, e uma força de trabalho de quase 90 mil pessoas. 

A Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores da Indústria Aeroespacial informou em comunicado que está preocupada sobre os efeitos da fusão sobre os benefícios e estabilidade de emprego de seus mais de 26 mil membros em ambas as empresas. 

Fonte: Terra noticias