segunda-feira, 10 de maio de 2010

Visita ao Hangar da Esquadrilha OI

Demorou, mais sáiu!!! Ufaaaaa !!!

Esta é quentinha, estive na visita ao Hangar da Esquadrilha OI atraves do Projeto Sky Science, durante a palestra que ocorreu no mês passado, teve o sorteio entre os participantes de 03 vôos de T-6 e 4 participantes foram sorteados para realizar o vôo de Beech Bee 18, Agora no dia 24/04/10, estive na visita ao Hangar da Esquadrilha e pude acompanhar de perto toda a preparação do vôo bem como ser informado de que esta em faze de reforma e restauração estrutural os outros 02 T-6 que serão incluídos na esquadrilha para formar um quinteto de T-6 e claro com o Beech Bee e a mais recente aquisição da esquadrilha OI o famoso “Albatroz” Um gigante de 60 anos, quase 24 metros de comprimento, mais de 8,5 metros de altura, com peso superior a 15 toneladas.

Características gerais

Tripulação: 02 - o piloto e o observador
Comprimento: 8.55 m
Envergadura: 14.30 m
Altura: 3.5 m
Área atingida: 43 m²
Peso: 600 kg
Peso de carga: 800 kg
Usina (eléctrica): 1 × Mercedes D.I, 75 kW.

Desempenho


Velocidade máxima: 100 km/h 
Velocidade de Subida: 1 m

Fonte: Wikipedia

Fui um dos contemplados para realizar o vôo no Beech Bee da OI, A aeronave é Maravilhosa, dócil e bem confortável, Sou meio suspeito para falar, pois amo de paixão este tipo de aeronave.

Tudo começou com a nossa chegada ao Hangar, as aeronaves ainda estavam estacionadas no Hangar nos dando a oportunidade de perceber o quanto elas são grandes e robustas, após colocarmos as aeronaves para fora do Hangar ( nós não bem dito, o nosso grande amigo tratorista, que tratorou com a maior delicadeza estas aeronave, parecia que estava cuidando de uma Leide.

Após ser tratorada ate o pátio às aeronaves ficaram em exposição para visitação e fotos, tendo entre convidados um rapaz com 02 crianças que por ventura estava passando próximo a pista e resolveu perguntar se poderia adentrar ao Hangar e visitar as aeronaves, foi prontamente atendido pela equipe da Esquadrilha OI, logo depois de mencionar que seu filho de 3 ou 4 anos era louco por aviões “ Isso é que é amor pela aviação desde cedo”, me lembrei de quando tive o 01° contato com uma aeronave de verdade, Isso foi em 1900 e alguma coisa, foi em um Hangar da VASP em que o meu tio trabalhava “ Super-emocionante”, quando foi colocado dentro da Aeronave Beech Bee logo perguntou: "Este avião esta com pilha", isso ao meu lado e de mais 03 colegas que ali estavam, logo respondi aos meus amigos que estavam de boca aberta pela tal pergunta, “ E doce Inocência ”, e o pai respondeu: "não filho, esta aeronave é movida a Gasolina", para o pequeno Inocente isso foi como “????” .

Quando mais tarde um pouco, por volta das 13:00 horas (16:00 Z ) foi dado inicio aos vôos de T-6, sendo que o 01° a subir na Aeronave, perguntamos se ele tinha pegado a sacolinha do Extra ..., Sabe como é, nunca se sabe !!!!

Neste tipo de aeronave o Acento bem como o encosto e de ferro e o seu acolchoamento é feito por parte do páraquedas, durante a saída para o taxi o Piloto do T-6 Ligou a Fumaça deixando todos na maior nevoeiro branco (rsrsrs), não conseguindo observar seu taxi ate a taxiway principal, quando menos se espera um ouve um avião decolando e fala “olha ele”, quando todos olham não era ele, era uma aeronave “Paulistinha”, quando o Paulistinha já se encontrava em vôo na perna do Vento, o T-6 decola, ainda passando pelo Hangar da OI ele eleva poucos centímetros da pista e recolhe o trem de pouso iniciando assim um rasante com fumaça pela pista, no final ele inicia uma cabrada ( puxa o manche ) com vontade, após passar na perna do vento perdemos o contato visual com a mesma, não muitos segundos depois ele reaparece em cima do hangar para iniciar uma manobra chamada 8 Cubano ( consiste em realizar meio loop e quando no topo, sai do vôo invertido e inicia uma descida para ingressa e realizar a 02° perna do oito Cubano dando assim o oito na hora em que desce e cruza a fumaça da 01° perna.

Assim foi em todos os vôos de T-6 um após o outro, e claro aquela perguntinha que não faltou a nem um deles que iriam voar o T-6: Pegou a sacolinha do Extra ... ??? (rsrsrsrs).
Após o retorno do ultimo sortudo que vôo, foi dado um descanso merecido ao grande cmte. Carlos Edo piloto do T-6, Vou falar um pouco do T-6, Chamado de North American T-6 (treinadores de pilotos caça da segunda guerra mundial), esta aeronave foi assim criada, pois na época não avia aeronaves bi-posto que era o caso do P-51 ou P-47 , então assim teve que ser criada uma aeronave ao qual poderia se dar instrução de vôo ( Lembrando que na época não avia os famosos Flight Simulator ).
Especificações Técnicas:

Fabricante: North American Aviation, Inc. – Estados Unidos da América
Motor: Pratt & Whitney R-1340-AN1 de 550 h.p., radial de 9 cilindros.
Designação Militar: T-6D T-6D
Comprimento: 8,8 m
Envergadura: 12,9 m 12,9 m 12,9 m
Altura: 3,5 m
Peso Vazio: 1.888 kg
Velocidade Máxima: 331 km/h
Alcance: 1.200 km

Fonte: Musal

Após o merecido descanso, o cmte. Carlos Edo junto com o cmte. Laert Gouvêa embarcaram os ganhadores do vôo de Beech Bee, demos início ao taxi ate a cabeceira 16 logo após a decolagem ingressemos no circuito de trafego para uma passagem a baixa altura quando na passagem pela cabeceira 16 o cmte. Laert que estava no comando do Beech liga a fumaça e quando passa pelo hangar da OI inicia uma cabrada forte e o cmte. Carlos fala “Laert este não é o T-6 este é o Beech” ... rsrsrs a sensação é muito boa, o estomago foi no calcanhar e voltou ... rsrsrs, foi Show se bola, valeu cada segundo de vôo, ainda mais sabendo que aquela aeronave já é uma anciã, esta aeronave é de fabricação Americana e da década de 50, mas é uma guerreira a toda a prova !!!

Especificações Técnicas:

Fabricante: Beech Aircraft Corp. - Estados Unidos da América
Comprimento: 14,52 m
Envergadura: 10,43 m
Altura: 2,79 m
Pesos máximo de decolagem: 3.968,93 kg
Propulsão: dois motores radiais Pratt & Whitney R-985-25 "Wasp junior" de 450 HP
Velocidade máxima: 331,5 km/h
Tripulação: dois pilotos e 8 passageiros

Fonte: Wikipedia

Após nosso retorno ao Hangar fomos recebidos com um banquete preparado pela Equipe de Solo da Esquadrilha OICirco Aéreo , e claro não poderia faltar a Informação mais maravilhosa que seria a chegada daqui a 9 meses do(a) mascote mais esperado do Projeto Sky science, a nossa grande amiga e coordenadora Lia vai ter um BABY, e claro não podia faltar o novo projeto Sky BABY - Aqui a cultura aeronáutica faz parte de nossas vidas desde pequeno” ...rsrsrs.

A não podia esquecer, eu tenho dó é do Filipe que já trabalhava muito, agora vai trabalhar mais ainda.

Este reporte é para você que como eu um dia já tive o sonho de se tornar um grande piloto, então para de ler este reporte e procure a escola ou aeroclube mais perto de você e seja FELIZ vá à luta.

Lembre-se:

O fraco não tenta, o covarde desiste e o FORTE CONQUISTA !!!!

Um forte Abraço e bons vôos a todos !!!!
cmte. Mirotti – PPA
Participante do:
Projeto Sky Science