O nome da companhia aérea combinada será United Airlines e o nome da empresa holding será United Continental Holdings Inc.
O presidente-executivo da Continental, Jeff Smisek, vai comandar a companhia combinada que gera mais de US$ 29 bilhões anuais em receita, enquanto o presidente-executivo da UAL, Glenn Tilton, será o presidente do conselho.
Se aprovada por autoridades e acionistas, a operação deverá produzir entre US$ 1 bilhão e US$ 1,2 bilhão em benefícios anuais de receita e custo até 2013. As empresas esperam completar a transação no quarto trimestre deste ano.
O acordo marca a primeira fusão importante na indústria aérea dos Estados Unidos desde que a Delta Air Lines comprou a Northwest em 2008 e encerra meses de especulação sobre nova consolidação no setor.
A United e a Continental informaram que a companhia combinada expandirá serviços com uma sobreposição mínima de rotas domésticas e nenhuma internacional. A empresa unida terá 10 hubs, sendo Houston o maior, e uma força de trabalho de quase 90 mil pessoas.
A Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores da Indústria Aeroespacial informou em comunicado que está preocupada sobre os efeitos da fusão sobre os benefícios e estabilidade de emprego de seus mais de 26 mil membros em ambas as empresas.