A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda não recebeu do Governo do Estado o projeto para a homologação da pista de pouso do Aeroporto de São Raimundo Nonato. A informação foi confirmada ontem pela Assessoria da Agência em Brasília. De acordo com a Agência a pita do aeroporto continua desconhecida. Há cerca de 20 dias o secretário de Turismo Silvio Leite, informou que a Agência faria uma analise especial do projeto com pedido de funcionamento homologado em até 72 horas antes do evento.
O Governo do Estado pediu a liberação excepcional da pista liberada para operação durante a realização do Congresso Internacional de Arte Rupestre que será sediado no município, mas até o momento não houve resposta por parte da Agência e até o final da tarde de ontem nenhum projeto tramitava para analise da Agência. O Governo divulgou ontem que a empresa Esaero Soluções Aeronáuticas foi contratada para cuidar das operações do aeroporto de neste período. De acordo com o Governo do Estado a previsão é de pelo menos 10 aviões pousem na pista do aeroporto no período de 29 de junho a 3 de julho, quando será realizado o evento.
A passagem de Teresina/São Raimundo Nonato vai custar R$ 260 e para o trecho Petrolina/São Raimundo Nonato, R$ 169. De acordo com o Governo a empresa é a mesma que administra Aeroporto de Ilhéus e tem sede em Recife. A Esaero Soluções Aeronáuticas tem sede em Recife e possui experiência na operação de aeroportos em regiões turísticas do Nordeste, sendo responsável, entre outros, pelo aeroporto da cidade de Ilhéus, uma das mais visitadas cidades turísticas do interior do Estado da Bahia, de acordo com o Governo do Estado.
O senador Mão Santa fez discurso no Senado onde falou sobre o cancelamento da inauguração do Aeroporto de São Raimundo Nonato. Em pronunciamento o Senador Mão Santa repercutiu a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de não liberar a pista de pouso do Aeroporto de São Raimundo Nonato.A inauguração do Aeroporto estava marcada para agosto mas foi cancelada.
“Eu dizia, aqui, que tudo era mentira. O Piauí não tem aeroporto internacional. Não adianta, não é mentindo que se governa. Se governa realizando obras. Fé, sem obra, já nasce morta. Então, ele é useiro e vezeiro em botar essas maquetes feitas em computador. Isso aqui fez milhares de revistas, milhares de jornais, milhares de anúncios em televisão”, afirmou o senador. Diario do
Fonte:
Povo/PI