terça-feira, 23 de junho de 2009

Turbulência deixa sete feridos em voo

Montreal - Os incidentes se tornaram comuns nos aviões Airbus. Um Airbus A330 da companhia australiana Qantas sofreu forte turbulência com 206 passageiros e 13 tripulantes. Pelo menos sete pessoas ficaram feridas.

O avião, com modelo semelhante ao que caiu próximo ao Arquipélago de Fernando de Noronha ao fazer o voo AF-447, passou por ondas de turbulência na Malásia. O avião fazia o voo de Hong Kong para Perth, Austrália. Seis passageiros e um tripulante ficaram feridos e tiveram de receber tratamento médico a bordo.

"A aeronave mais provavelmente encontrou o que é conhecido como uma turbulência convectiva, o que a levou a ganhar rapidamente 800 pés de altitude (244 metros), antes de retornar a sua altitude de cruzeiro de 38 mil pés (11,5 mil metros)", informou representantes da Qantas. Segundo o funcionário, esse tipo de turbulência normalmente não é detectada pelos radares meteorológicos. A Qantas informou sobre o ocorrido ao Escritório de Segurança do Transporte Australiano, que investigará o caso. A companhia aérea garantiu que o incidente deve ser investigado pelas autoridades aéreas e disse que não há razão para vincular a turbulência a outros incidentes recentes envolvendo modelos A330.

Um avião da Air France que voava entre Montreal, no Canadá, e Paris fez ontem um pouso de emergência na cidade canadense de St. John's depois da morte repentina de um passageiro, informou ontem a rede pública de televisão canadense CBC.

Segundo a CBC, o avião da Air France se viu forçado a aterrissar no aeroporto internacional de St. John's às 2h (hora local) quando um passageiro se sentiu mal e morreu em seguida.

De acordo com a rede pública de televisão, o passageiro é um homem de 41 anos cuja identidade e nacionalidade não foram reveladas pelas autoridades e cujo corpo foi examinado em um hospital da cidade. O avião da Air France continuou posteriormente seu voo rumo a Paris.

Romênia - Outro avião da Air France, que fazia o voo entre Paris e Buscareste, aterrissou ontem de emergência no aeroporto da capital romena porcausa das condições climáticas.

O avião aterrissou depois de sobrevoar, durante trinta minutos, o Aeroporto de Baneasa. O aeroporto fica a menos de 10 quilômetros de onde deveria pousar, anunciou o diretor do Aeroporto de Baneasa, Gheorghe Mihalcea.

Fonte:
DP