segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Report da minha 05 aula na Ej - PS 5


Opa olha eu aqui para reportar mais uma de minhas aulas na EJ, No Domingo dia 21/12/08, lá fui eu novamente para Jundiaí para dar seqüência as minhas aulas de vôo, esta aula foi administrada pelo Instrutor Daniel Long Borsato ( nome Pst. Long), ao qual teve com a minha pessoa uma ótima interação entre o briefing e o debriefing, iniciei com o chek externo sendo que ao final do chek foi solicitado um caminhão reabastecedor de combustível, pois a aeronave PR-EJI tinha retornado de um vôo, minutos antes e na EJ nem uma aeronave decola de tanque quase cheio.

Após o reabastecimento conferi a tampa do tanque de combustível para ter certeza que estava bem fechado, já dentro da aeronave solicitei ao solo Jundiaí autor. para acionar o motor, motor acionado e todos os instrumentos do motor checados solic. Táxi, autorizado iniciei, claro como de praxe tive um pouco de dificuldade, ( a fonia foi feita por mim “ só o cortejamento da notificação foi feita pelo instrutor ”) ao para no ponto de espera da pst. 18 solicitei autorização para alinhar, a torre disse que após a passagem do trafego poderia alinhar e manter, após a passagem do trafego alinhei e não demorou muito fui autorizado a decolar, potencia aplicada e a aeronave puxando um pouco para a esquerda “ devido ao torque do motor ” comecei a compensa com o pedal direito e aeronave deu algumas rabeadas tendo assim perdido um pouco do alinhamento da pista, mas nada para se preocupar, após a decolagem foi solicitado à torre de Jundiaí o cruzamento da pista para o setor W “Oeste”, após o cruzamento seguimos na proa de Itapeva/ Jacaré a 4000 Pés, ao chegar ao local de instrução iniciamos a aula com curvas de P/M/G inclinação onde deveria não perder nem ganhar altitude, sendo que minha variação foi entre 100/150 pés nas curvas de M e G inclinação, na de pequena inclinação tive um pouco de dificuldade para achar um ponto de referencia entre o horizonte e o painel, fizemos também o treinamento de vôo planado, pois sabe como é em uma pane real tem que saber como proceder com a aeronave, após o nosso treinamento solicitei autorização para retornar para Jundiaí, quando a um minuto do fixo Eloi Chaves, foi me reportado que seria 02 para pouso, tendo que abrir após o cruzamento uns 15° para a minha direita para adentrar no circuito de trafego a minha esquerda na perna do vento, alongamos a perna antes de girar para perna base para não colidir com a aeronave que avia acabado de pousar, a pista em uso é a 18, entrei na perna base já colocando a aeronave em configuração para pouso com flap 10°, sendo que ao alinhar na final, reportei a torre que me encontrava na final e foi me autorizado pouso ao qual foi realizado por mim com auxilio do instrutor, o instrutor me falou que a única coisa em que errei foi ter me preocupado com a velocidade esquecendo da altitude, o pouso foi muito suave, logo após o pouso a deixei rodar ate o final da cabeceira para livrar a pista para o próximo trafego que vinha logo atrás de mim.


Após livrarmos a ativa prosseguimos para o pátio da EJ onde foi feito o chek de corte e abandono.


Na minha opinião vale a pena ter aulas com vários instrutores, pois cada um tem um tipo de experiência a nos passar, sendo assim você não terá tempo bastante para pegar nem uma mania, pois sempre terá algum instrutor lhe corrigindo em algo que ele ache errado e lhe dando chance para corrigir os seus erros.


A todos Desejo que fiquem com DEUS e que o ano de 2009 tenha muitos sonhos realizados e com muito dinheiro no bolso para fazer as horas de Vôo ou ate mesmo para comprarmos a sua própria aeronave.


A todos bons Vôos e ótimos pousos com céu de brigadeiro, como já falei, se estão pensando em fazer um curso de piloto ou mecânico aconselho a EJ – Escola Aeronáutica Civil com base operacional em Itápolis e Jundiaí.


EJ-Escola Aeronautica Civil