» Veja fotos do acidente
» Caça militar cai em San Diego
O piloto, que se comunicava com os controladores aéreos militares antes do incidente, conseguiu abandonar a aeronave antes da colisão, que ocorreu no bairro de University City.
"Quero transmitir minhas condolências às famílias dos mortos neste infeliz incidente e agradeço a colaboração das autoridades locais para minimizar o dano", disse o coronel dos Marines O'Connor, que assegurou que as causas serão profundamente investigadas.
O militar destacou que o piloto, que foi internado em um hospital e se encontra estável, informou à base aérea de que tinha problemas, mas as complicações não foram especificadas.
O acidente aconteceu às 11h59 (17h59 de Brasília) a duas milhas da base aérea e naval de Miramar do corpo dos fuzileiros navais dos Estados Unidos, quando a aeronave, que participava de manobras, foi obrigada a tentar fazer um pouso de emergência em uma região povoada.
O acidente causou pânico nos habitantes das casas próximas, que escutaram um forte barulho, e, em seguida, viram a fumaça e pouco depois foram alertados pelas forças da ordem da existência de produtos químicos tóxicos no ar.
Uma funcionária do centro de ensino médio do distrito afirmou que ouviu primeiro uma explosão e, a seguir, viu uma pessoa sair da aeronave com um pára-quedas antes que esta impactasse o solo.
A escola foi fechada com os estudantes no interior por motivos de segurança. O caça fazia parte de um esquadrão de treino que partiu do porta-aviões USS Abraham Lincoln.
Ao perceber o problema, o piloto tentou se afastar das áreas povoadas antes de ter de abandonar a nave e saltar de pára-quedas. O caça F-18 é uma aeronave de guerra de dois lugares dos Marines capaz de superar a velocidade do som.
Fonte:
Terra On-line