terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Report da minha 3 aula de vôo na EJ


Já estava na hora de fazer o report. sobre as minhas 02 ultimas aulas na EJ, Estava eu em Jundiaí no Sábado ( 29/11/08) por volta das 17:00, fiz o de costume, o check externo e embarquei, ajeitei o banco e os cintos de segurança, pronto, estamos iniciando o taxi e quando me vejo precisei reduzir a velocidade da aeronave, ai é que esta, me enrolei com os pedais e acabei indo procurar o pedal de frio entre os pedais de comando, e não achando o pedal de freio me dei conta de que não estava em um carro e taquei o pé nos 02 pedais quase fazendo uma parada instantânea, só faltou o instrutor cair na minha pele, ai minha orelha “ ainda bem que estava de headphone “, sem contar que o solo Jundiaí reportou que tinha uma aeronave atrás de nós, e eu fui procurar ver a aeronave pelo retrovisor, olhando para o lado esq. “ Aeronaves não tem retrovisor ” estas gafe ate deixo passar, pois trabalho o dia inteiro com carro, ai já sabe !!!!


No ponto de espera, Check – List na mão e lá vamos nós, teste de maguinetos, comando livre e chamamos a torre Jundiaí, autorizado a alinhar, alinhamos e iniciamos a decolagem com vento fraco que vinha 173° com 5 KT, a 65KT saímos do chão e iniciamos a sub. com veloc. de 70 KT, após 500 pés curvamos a esquerda “decolamos da cabeceira 18”, fomos para o setor W e lá demos inicio ao treinamento da aula, começamos com o vôo planado e logo apos iniciamos as curvas de P/M e G inclinação, a de grande inclinação é algo assombroso, pois a curva é feita a 45° com a linha do horizonte, a cabrada “ puxar o manche ” é radical, pois precisa manter a altitude sempre nivelada e dar um pouco de potencia para a aeronave não Picar “a aeronave entra em atitude de descida ”, e após 02 curvas sendo uma para a esquerda e outra para direita, iniciamos uma manobra que se faz em curva pela esq./dir. subindo e nivelando e depois descendo e nivelando, fizemos aprox. 04 manobras neste estilo e fizemos curvas descendentes no vôo planado e curvas ascendentes de media inclinação, Que loco, As curvas foram de 90° e de 180°.


Após a aula no setor W iniciamos o retorno descendo para 3500 pés ate o traves do Eloi Chaves, passando o traves do Eloi Chaves adentramos ao trafego de Jundiaí a 3000 pés onde ao entrar na perna base iniciamos a configuração do flap, com mais uma curva de 90° a esq. iniciamos a descida na reta final, eu levei a aeronave ate perto da cabeceira, a onde o instrutor assumiu para realizar o toque.


Após o pouso iniciei o taxi, claro muito melhor do que quando taxiamos para a decolagem, pois já estava mais acostumado com os pedais.


No pátio da EJ corte do motor e abandono da aeronave.


Esta aula maravilhosa foi administrada pelo Instrutor Matheus Calil Gontijo ( nome de PST. Gontijo ).


Um grande abraço a todos e nos vemos no prox. Report.