quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Jobim anuncia veto à linha aérea Barra-Campo de Marte

Ministro diz que aeroporto do Rio é pequeno para voos comerciais.
Team anunciara início da operação ainda em outubro.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou no Rio, durante evento da Marinha Mercante, na manhã desta quinta-feira (24), que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) negou o pedido da companhia aérea Team para operar uma ligação aérea Rio-São Paulo, entre o Aeroporto de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca, com o Campo de Marte, na Zona Norte paulistana.

Segundo Jobim, o pedido foi negado, principalmente, por não oferecer as condições de segurança necessárias. Ele acrescentou que “o Aeroporto de Jacarepaguá é pequeno e não comporta aeronaves desse porte”.

Prefeito e governador protestam

O anúncio da intenção da Team de fazer a ligação entre as duas cidades provocou reações contrárias do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do governador do Rio, Sergio Cabral. Os dois reclamaram que não foram consultados pela Anac sobre o uso do aeroporto numa ligação Rio-SP.

A Câmara Comunitária da Barra da Tijuca também se reuniu e manifestou sua contrariedade com o anúncio feito pela Team. O aeroporto de Jacarepaguá é usado pela aviação executiva e por helicópteros.

O prefeito do Rio Eduardo Paes anunciou na manhã da quarta-feira (23) que não concorda com a pretensão da Team e criticou a Anac:

“A Anac podia criar o hábito de consultar a prefeitura. Nós vamos dar um jeito de encontrar medidas ambientais, multas e vamos brigar contra isso. É um desrespeito com a população da Barra”, disse Paes, irritado.

Empresa aérea diz que está preparada

A Team informou que contratou 30 funcionários, 15 em cada aeroporto, para iniciar as operações em outubro. Segundo o presidente Mário César Moreira, a intenção é atender os moradores da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

A empresa também já teria reservado a aeronave LET 410, que tem capacidade para 19 passageiros, e faria quatro voos diários de segunda a sexta e um aos domingos, provavelmente no fim de outubro.

Ainda segundo a Team, ela dependia da licença formal da Anac, que já teria determinado à Infraero a adequação dos aeroportos de Jacarepaguá e de Campo de Marte. “O ofício da Anac, do inicio de setembro, deu prazo de 30 dias para Infraero colocar os dois terminais em condições”, disse Moreira.

Fonte: G1 Veja o video com a reportagem completa > Click Aqui