segunda-feira, 18 de maio de 2009

Report da minha 8° hora de vôo PS-7


Ontem Fui realizar a minha 7° aula (8° hora) na EJ– Escola Aeronáutica Civil, foi realizada com o Instrutor .......(nome pst. VARELA), eu ao chegar à Escola EJ, Eu tive um pequeno problema causado por mim mesmo, Eu cheguei em cima da hora, pois a minha aula estava marcada para as 09h30min(12h30min Z) e eu cheguei por volta das 09h40min(12h40min Z), A política da EJ pede que todos os alunos se apresentem com no mínimo de 45min para fazer o Briefing (momento em que a tripulação “Piloto-aluno e Instrutor” conversão sobre as manobras a serem executadas em vôo e em solo) e o check externo da aeronave, e como o pessoal da operação de vôo me disse que os horários estavam apertados, fui colocado na lista de espera para um encaixe, tendo logo após as 10h10min(13h10min Z) recebido a noticia que teria uma aeronave disponível às 12h30min(15h30min Z), então tive um tempinho para descontrair e observar pousos e decolagem de outros alunos e conversar um pouco com pilotos que já estão atuando na área, tendo logo após do briefing e o PVN (Plano de vôo simplificado) em preenchido por mim e enviado ao controle Campinas, terminei o check externo e logo às 12h58min(15h58min) já nos encontrando dentro da cabine da aeronave, pedimos o acionamento ao Solo Jundiaí, acionado no pátio da EJ Iniciamos taxi ate a cabeceira 18, após a decolagem de um planador, tive que aguardar a chegada de 03 tráfegos que já se encontravam em condições de pouso, quando pronto para alinhar, chama um planador para pouso e a torre me pediu que aguarda-se o pouso do mesmo para alinhar e manter, após a passagem do trafego alinhei e após o trafego liberar a pista, fui autorizado a iniciar a rolagem para decolar, com VR 65 KT dei inicio a subida com 70 KT, após 400 pés desliguei a luz de pouso e chequei os instrumentos, após 500 pés iniciei curva a esquerda para entrar no setor E (Echo “Este”) para dar inicio ao treinamento, subimos ao nível de treinamento de 4000 pés “FL040”, aos 4000 pés e já se encontrando no setor E, trocamos a freqüência para a do APP_SP, para manter a escuta, mesmo só tendo que manter a escuta, tivemos que chamar o APP_SP para que ele nos paga-se (passar) o cod. Transponder ao qual não foi reportado pela torre Jundiaí, iniciamos com manobras básicas de curva de média inclinação subindo e descendo, tendo logo após iniciado a instrução de manobras de coordenação de 01° e 02º tipo tendo realizei também 02 vôos planados, durante as manobras a atmosfera se encontrava muito turbulenta, mas nada que não podes se manter uma estabilidade segura , após as manobras realizadas iniciamos o retorno ao aeródromo de Jundiaí, quando a 1min para o fixo lagoa, fui transferido para a torre Jundiaí a qual nos autorizou a entrada no trafego, reportando que seria 4° para pouso, quando já na perna do vento reportei passando a cabeceira 36 que estava pronto para girar BASE (que consiste em ficar a 90° em relação à pista afastado uns 300 a 500 metros), quando já na perna BASE e pronto para alinhar na final, a torre Jundiaí solicitou que fizéssemos um 360 pela esquerda (consiste em fazer uma curva de 360°) para seqüenciamento de aeronaves, tendo logo após o final do 360 alinhado na final com flap 10° e a 70 KT iniciei a aproximação na cabeceira, tendo realizado um pouso quase perfeito, claro para primeiro pouso ta bom pacas, e durante o taxi não tive problemas e nem durante a decolagem, ocorreu tudo dentro do previsto, tendo após o pouso taxiado ate o pátio da EJ, foi uma ótima instrução e recomendo a EJ de olhos fechados, pois os instrutores tem um conhecimento da maquina impressionante e seus limites, eles são de uma calma que tranqüiliza o aluno e passam toda a segurança. Com uma frota de aeronaves reconhecida mundialmente como a CESSNA, com o maravilhoso Cessna 152 II, O Beech Baron 58, O Piper TUPI “PA28A” e o Sêneca II que são ótimas aeronaves para realizar sua instrução de vôo.


Venha dar ASAS ao seu sonho de voar na EJ – Escola Aeronáutica Civil.

A todos os pilotos bons vôo e para quem não é venha e realize o seu sonho.