domingo, 3 de maio de 2009

Uma visita ao controle São Paulo - APP-SP


No dia 01/05 a 02/05/2009 tive a oportunidade de conhecer o APP_SP, Chegando lá fui bem recebido pela guarda armada da recepção, tendo logo depois de realizado o meu registro, liberação para entrar à área do SRPV-Serviço regional de proteção ao vôo, ao chegar ao centro de controle no dia 01/05 o controle estava pegando fogo com a quantidade de trafego que passava pela TMA_SP ( mais intenso por ser feriado ) tendo o controle de área dos corredores visuais a maior parte do trafego, no momento da minha chegada na sala do radar, o controlador que cuidava da área dos corredores visuais estava com um trafego de pelo menos 15 a 22 aeronaves, tendo que ao mesmo tempo manter duas aeronaves em orbita de espera sobre o fixo represa e uma aeronave sobre o fixo pedágio, o Aeroporto do Campo de Marte quando por volta das 11:00 hrs (14:00 Z ) Ficou impraticável devido ao excesso de trafego em solo, já não tendo mais pátio para a parada das aeronaves, o pátio da aviação geral e estavam lotado, As decolagens do Aeródromo de Jundiaí – SBJD estava com a sua liberação de decolagens de 10 em 10 minutos,
o
controlador estava ficando todo atarefado tendo que digitar o Plano de vôo, falar na fonia e coordenar o trafego, já não tendo mais a possibilidade de operar o Campo de Marte, pediu junto à torre Marte ( TWR_MTR ) que cancela-se todos os acionamentos ate que fosse desafogado o trafego na TMA, neste momento já estava sendo auxiliado por mais 02 controladoras, ao qual ficou mais aliviado da carga de trabalho podendo se preocupar com o trafego e a fonia, seu olhos não se descolavam da tela em quanto o trafego era gerenciado, logo após as 12:30 hrs ( 15:30 Z ) o trafego começou a se normalizar tendo neste meio tempo varias aeronaves sendo deslocadas para aeródromos alternativos, logo depois voltando o Aeroporto do Campo de Marte a operar normalmente, o trafego de vôo por Instrumentos – IFR estava mais calmo, mas a saída ainda era complicada, pois era feriado, tendo ate a minha permanecia ocorrido tudo dentro dos termos de segurança aérea, Sai do controle radar ( APP_SP ) por volta das 13:30 hrs ( 16:30 Z ), Já no dia 02/05/2009 cheguei por volta das 14:00 hrs (17:00 Z ) o trafego estava mais normalizado,
mas
ainda com alto índice de trafego, os controladores não param um minuto se quer, sem falar nos supervisores e instrutores que auxiliam o treinamento dos estagiários que se formaram há pouco tempo, e vem para o APP_SP para dar continuidade ao seu treinamento no trafego real, sendo sempre amparados e vigiados de perto, tanto pelos supervisores como pelos Instrutores que alem de mostrar como auxiliar o fluxo de trafego, auxiliam o estagiário no
seqüenciamento de cada etapa do setor que esta controlando, senti uma certa falta de informação por parte dos controladores devido ao defasada informação que chega ate eles, podendo ser melhorada com manuais mais completos e uma instrução teórica mais voltada para área de controle, como uma instrução sobre fazes operacionais de algumas aeronaves que passam geralmente na TMA, Ex.: Boeing 737/747/767/777, os Airbus A-319/320/330, Baron 58, ATR-42-500/72-300 e etc..., no controle radar APP_SP tem varias áreas como a área dos corredores, Chegada de Guarulhos – SBGR, Congonhas – SBSP, Saída de Guarulhos – SBGR, Congonhas – SBSP, “O tubulão” como é chamada as aerovias que fazem a ponte aérea Rio – SP, e a área que cuida do setor Norte e Sul, geralmente os controladores trabalham em duplas para uma maior agilidade, mas na atual situação em que o trafego se encontra, a poucos controladores já homologados para a área que estão atuando, e ainda tem aqueles piloto Juninho que teima
em sempre falar mal do controlador e em sua competência, então faço uma proposta para você que é piloto ou esta cursando o curso de piloto, antes de criticar o controlador vá ate o APP_ SP ou algum órgão de controle de trafego aéreo e veja como é atarefada a vida de um controlador, o piloto geralmente pensa em controlar a sua aeronave, mas esquece que um controlador esta controlando alem de você, varias outras aeronaves com a mesma situação ou talvez pior que a sua, fiz um pedido ao pessoal do APP_SP e fui prontamente atendido, solicitei autorização para que podese levar de vez em quando alguns pilotos na área do radar para ver como funciona, e claro, esclarecer como um controlador de trafego Aéreo tem que agir na hora em que o trafego fica mais intenso, alem de estar prestando um serviço de insumo importância para você piloto e passageiros que passam todos os dias pelo céu deste Pais, Antes de pensar em falar mal “ xingar ” o controlador ou ate mesmo discutir com o controlador como já foi observado anteriormente em uma discução lamentável.

Agora se ponha no lugar de um controlador, Imagine você com 15, 20 ou ate mesmo mais aeronaves para gerenciar, manter a vigilância ( saber onde aeronave esta e o rumo para a qual foi autorizada a seguir ), vetorar e ainda por cima ter que manter a separação mínima de 05 min's. entre elas, um piloto chama logo após a decolagem e outro ao mesmo tempo chamando para pedir vigilância radar ou ate mesmo para ser vetorado, e alem disso o que é pior, é ter que estar transmitindo uma mensagem a um cmte. e outro falando por cima de você não deixando que a mensagem chegue ate quem deveria chegar, sem contar os Juninhos que pensam que o espaço aéreo é só deles e acha que podem tudo fica aqui o meu reporte e o meu repudio a tais pilotos que agem como um “JUNINHO”.

Agora pare e reflita, você tem sido um cmte. que lá na frente quer ser respeitado pela sua gentileza e respeito que teve com estes homens e mulheres que cuidam para que tudo saia como planejado em seu vôo ( antes, durante e após ) ou que ser o tal JUNINHO que os controladores detestam controlar ???

Ass. cmte. André O. Mirotti
Piloto Privado – PPA /SKP-013