sábado, 30 de maio de 2009

Report da minha 9° hora de vôo PS8



Na 5° - Feira, Fui realizar a minha 8° Aula (9° hora) na EJ– Escola Aeronáutica Civil, o Instrutor desiguinado foi o Fábio Scornavacca ( nome PST. Scornavacca ), Quando chequei na EJ e fiz todo Briefing e a notificação, logo após enviá-la, começou a cair à maior chuva que duraram longos 30 minutos, depois de passado a chuva, fiz o check externo na aeronave ( PR-EJC ), como manda o check-list, após tudo checado e abordo, solicitei ao solo Jundiaí acionamento, após acionado, iniciamos o taxi ate a cabeceira 18, no ponto de espera dei o inicio ao check de cabeceira, no check de maguinetos descobrimos que o maguineto do lado esquerdo estava sujo ( resíduo de chumbo na vela ), logo após a limpeza e a passagem do trafego alinhei e decolei, hahaha desta vez não tive problemas durante o taxi, rsrsrsrs, após a decolagem percebemos que a aeronave não estava se comportando normalmente durante a subida, com dificuldade em ganhar altura, resolvemos retornar ao Aeródromo de Jundiaí, para uma averiguação no que poderia estar ocorrendo com a aeronave, chegando lá descobrimos que a aeronave (PR-EJC) seria retirada para troca de Hélice, pois a mesma estava com uma hélice para vôo de cruzeiro, tendo logo depois recebido a informação que recomeçaria a aula com a aeronave (PR-EJP), Novamente fiz todo o procedimento e hahaha não tive problemas ao taxiar, novamente no ponto de espera da 18, fui autorizado a decolar, após decolagem curvamos para o setor E ( ESTE ) ao chegar ao setor chamamos o Controle SP ( APP_SP), mantivemos o contato durante todas as manobras, que foram iniciadas com curvas de Pequena e média e grande Inclinação, tendo logo depois Iniciado a manobra de coordenação de 01° Tipo, a qual não me dei tão bem, pois perdi a proa de referencia e variei a altitude, na de 02° Tipo no começo foi bem parecido, mas perdi a referencia lateral, mas não variei a altitude, sendo corrigido pelo instrutor e melhorando no final da manobra, no retorno iniciamos a decida para a altitude do circuito de trafego, tendo logo passado a lagoa interceptando a perna do vento e logo depois a perna base e final para o 01° de 02 toques e arremetida, no toque começou a chuviscar, mas não desistimos e arremetemos para entrar novamente no circuito de trafego, já passando pela cabeceira 36 na perna do vento para entrar na perna Base tivemos uma chuva leve, tendo passado os 3000 pés cessado a chuva, no toque o vento começou a aumentar de intensidade, vindo de 240° com 10 nós ( 18.5 Km/h ), tendo que aplicar certa pressão no pedal esquerdo para manter a aeronave na referencia de decolagem ( Antena ), após a curva a direita para manter a perna do vento, percebemos que a chuva agora estava sobre o circuito de trafego no setor E, tendo logo após a passagem da cabeceira para entrar na perna Base, recebi a informação da torre que o vento estava variando de 240° a 270° com intensidade que variava entre 10 a 15 Nós ( 18 a 28 Km/h ), tivemos que iniciar uma manobra chamada de glisada lateral, que consiste em comandar a asa para o lado do vento e o pedal no sentido contrario, bem de leve e claro ainda na perna base esticamos um pouco para que o vento alinha-se a aeronave na final e assim não tendo que fazer uma correção em grande proporção, o pouso foi realizado por mim com o auxilio do instrutor, ele me disse que foi bom pegar um vento assim, pois o aluno aprende, a saber, como proceder em um pouso com vento, e aprende como comandar a aeronave durante a corrida de decolagem e como manter a proa de referencia após a decolagem com vento de traves, após o pouso prossegui para o pátio da EJ, dando inicio aos procedimentos de corte e abandono da aeronave.

O radio novo e os novos Headphones estão aprovados por mim e pelo instrutor que achou uma beleza, pois os antigos já estavam em condições não muito agradáveis, sem contar o radio que não necessita mais da que lá chavinha que alterava o som para podermos nos comunicar internamente, o fone é bem confortável e o som ficou muito mais limpo e audível, sem contar que a regulagem de volume no fone independe do volume do radio, podendo ser manuseado separadamente tanto no lado esquerdo como do lado direito.

Não sei quem optou por este radio e o Headphone, mas quem fez a escolha pensou bem nos Alunos e nos instrutores que vão utilizar.


E claro tive a ajuda da Bruna -Atendente e da Laisa - Secretaria, para montar a minha CIV - Caderneta Individual de Voo.


Fica aqui mais um reporte de minhas aulas na EJ, A todos que leram ate aqui um grande abraço e bons Vôos a todos.

Fiquem com DEUS e tão logo faça outra aula reportarei com a mesmo animo de Sempre !!!