quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Setor de aviação é carente de profissionais, segundo sindicato

Hoje, no Brasil, mais de 50 milhões de pessoas viajam por ano de avião. No primeiro semestre houve um aumento de 3% no número de passageiros, comparado ao mesmo período de 2008. Segundo o sindicato de trabalho da aviação civil, o setor tem sofrido com a falta de profissionais preparados para atuar no mercado, e isso sobrecarrega os profissionais que já estão trabalhando na área. Ao identificar essa oportunidade, a Universidade Anhembi Morumbi, única em São Paulo que oferece graduação em Aviação Civil homologada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ampliou o número de vagas, com a abertura do curso também no Campus da Vila Olímpia, além do Campus Centro.

"Esse mercado de trabalho é promissor e não faltam vagas de trabalho até fora do País. Hoje, segundo o Sindicato dos Aeronautas, há 500 pilotos brasileiros que voam no exterior, onde os salários são ainda melhores", explica o coordenador do curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi, Edson Gaspar.

Sobre o curso

Os alunos que optam por pilotagem, treinam em modernos simuladores de voo, onde recebem instruções de Voo por instrumentos (IFR), podendo inclusive aprofundar seus estudos no simulador de Boeing 737 NG.

Durante o curso, é possível obter o Certificado Teórico de Piloto Privado e Comercial de Avião ou Helicóptero, homologado pela Anac e o Certificado de Elemento Credenciado em Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (EC-Prev), homologado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o que amplia as oportunidades na carreira de trabalho.

Fonte: O Pantaneiro