ANAC Esta propondo alterar o RBHA 121 para que pilotos militares possam operar aeronaves civis como se fossem pilotos de linha aérea, ai eu pergunto como fica nós que estamos pagando cada hora de vôo em media R$ 300,00 e batalhamos tanto para chegar a piloto comercial e alem disso a PLA.
E vou alem, porque a ANAC não solicita aos militares que cedam suas aeronaves e instrutores para auxiliar aqueles que estão tentando chegar à carreira de piloto comercial.
Se o emprego for de um militar, quem deverá pagar o salário? A FAB? Com isso, a empresa aérea vai reduzir o custo de sua folha de pagamento, tornando o negócio muito interessante!
Agora, porque não pegar estes militares e colo calos na inspeção de aeronaves na Amazônia onde a ANAC diz não ter ninguém para fiscalizar as aeronaves e já pensa na possibilidade de devolver esta área ao extinto DAC.
Eu fiz as minhas contas e um piloto para chegar a inicio de carreira vai ter um custo médio de R$ 80.000,00 mil reais, Passando por todos os cursos que são exigidos para exercer esta profissão (PPA/MULT-PCA/INVA/PLA e bancas da ANAC), e o que um piloto militar fez para pilotar uma aeronave civil ???? No que eles são melhores que nós ???
Agora aqui esta a minuta de alteração da ANAC:
Nenhum piloto em comando pode permitir que alguém manipule os controles de um
avião durante o vôo e nenhuma pessoa pode manipular os controles de um avião em
vôo, a menos que essa pessoa seja:
(a) um piloto qualificado do detentor de certificado operando a aeronave;
(b) um INSPAC piloto qualificado, autorizado pelo piloto em comando, executando
verificação de operação em vôo;
(c) um piloto de outro detentor de certificado de empresa de transporte aéreo,
autorizado pelo detentor do certificado de empresa de transporte aéreo
operador da aeronave e pelo piloto em comando, e devidamente qualificado,
conforme Programa de Treinamento aprovado do operador da aeronave; ou
[(d) um piloto das Forças Armadas, autorizado pelo detentor do certificado de
empresa de transporte aéreo operador da aeronave e pelo piloto em comando, e
devidamente qualificado, conforme Programa de Treinamento aprovado do
operador da aeronave.]”
Queriam tanto desmilitarizar o controle no Brasil ( Antigo DAC ) por que permitir que pilotos militares tomem os nossos lugares por direito, como pilotos – estudantes que pagam cursos e bancas ( provas da anac) caras, e quando chegamos lá descobrimos que tem um piloto militar trabalhando no nosso lugar.
Aqui fica a minha revolta contra a falta de auxilio com os pilotos e futuros pilotos do nosso Brasil, que se depender da ANAC vai continuar a perder pilotos para as companhias estrangeiras.
Caso queira ler mais sobre este artigo entre no site da ANAC e vejá do que eu não, mas todos os pilotos estam falando. ANAC - Alteração da Seção 121.545 - clik aqui