A pista da Base das Lajes, nos Açores, está em tal estado de degradação que a aviação civil pode estar nesta altura já em risco. O alerta é deixado pelos deputados Mota Amaral e Joaquim Ponte.
Os social-democratas já pediram explicações ao ministro da Defesa, mas ainda não obtiveram resposta.
A reasfaltagem da pista da Base das Lajes foi considerada urgente na última reunião da comissão bilateral permanente do acordo de cooperação entre Portugal e os Estados Unidos.
Portugueses e norte-americanos estão de acordo que a pista está degradada mas, quanto ao arranjo, nada se define e o problema arrasta-se. Sabe-se apenas que poderá custar 20 milhões de dólares.
Joaquim Ponte deputado do PSD refere que é preciso ter em conta três questões: saber em que condições de segurança se fazem agora as operações; saber quando as obras se vão fazer e em que condições; saber que custos vão ter e como se repartem.
Estas dúvidas foram colocadas em requerimento na Assembleia da República. Os dois deputados querem saber se o Governo tem conhecimento do estado da pista principal das Lajes e o que tenciona fazer.
Contactado o Ministério da Defesa, o assunto foi remetido para o Ministério dos Negócios Estrangeiros que detém a tutela da Base das Lajes, de onde também não houve resposta.
Fonte oficial do Instituto Nacional da Aviação Civil disse à Renascença que até hoje não recebeu formalmente qualquer queixa sobre o estado da pista.
De acordo com o INAC a manutenção daquela pista militar - também utilizada pela aviação civil - é da responsabilidade da Força Aérea, que tem inclusivamente no local um gabinete de prevenção e investigação de acidentes. Assim, caso surja uma queixa sobre o estado da pista, o Instituto Nacional da Aviação Civil terá que se dirigir ao Estado Maior da Força Aérea.
Fonte: Renascença