sábado, 21 de fevereiro de 2009

Report. da minha 05 aula na Ej - PS 5

Opa olha eu aqui para reportar mais uma de minhas aulas na EJ, Hoje Sábado dia 21/02/09, após ficar 2 meses sem fazer uma aula se quer, lá fui eu novamente para Jundiaí para dar seqüência as minhas aulas de vôo, esta aula foi administrada pelo Instrutor Gilsimar Santos Lemos ( nome Pst. Lemos), ao qual teve com a minha pessoa uma ótima interação entre o briefing e o debriefing, iniciei com o chek externo, a aeronave PR-EJW, olha eu de novo com o PR-EJW, a aeronave tinha retornado de um vôo, minutos antes e o aluno o qual realizou o vôo estava fazendo o seu vôo solo e o que não poderia faltar era o batismo com um belo banho de água fria, ate eu senti o gelo da água ..., O instrutor que deu o banho foi o grande Gandini, O qual já me administrou 02 aulas ( PS 2 –EJE / PS 4 – EJEW ), Mas vamos ao que interessa , Nesta aula PS5(6º hora de vôo) tive que fazer uma readaptação da aeronave após ter ficado tanto tempo sem opera la, a pesar de ter operado outra aeronave “ Cessna 206 ”, já dentro da aeronave solicitei ao solo Jundiaí autorização para acionar o motor, motor acionado e todos os instrumentos do motor checados solicitei Táxi, autorizado iniciei o taxi ate o ponto de espera da pista 18, desta vez com uma diferença não me enrolei com os pedais e o taxi prosseguiu na mais perfeita ordem, durante o taxi fiquei prestando atenção na aeronave que ia logo a frente “ PR-EJC ”, já no ponto de espera como sendo 02º para decolagem iniciei o chek de magnetos e instrumentos do motor, após checados solicitei a torre Jundiaí autorização para decolar, foi autorizado a alinhar e manter, logo após a decolagem do “ PR-EJC ” fui autorizado a decolar, assim que me foi autorizado aguardei um pouco para que o “ PR-EJC ” tive-se tempo para dar a devida separação, mas não pude fazer muita hora, pois tinha uma aeronave na final da 18, durante a corrida de decolagem perdi um pouco do alinhamento da pista, mas nada que não fosse corrigido com um pouco de pedal para a direita, fora do solo curvamos a esquerda sendo assim solicitado à torre de Jundiaí o cruzamento da pista para o setor W “Oeste”, após o cruzamento seguimos na proa de Itapeva a 4000 Pés, ao chegar ao local de instrução iniciamos a aula com curvas de P/M/G inclinação onde deveria não perder nem ganhar altitude, na de pequena inclinação tive um pouco de dificuldade para achar um ponto de referencia entre o horizonte e o painel, mas nada que não pude-se ser corrigido, por ter realizado um vôo em uma hora tarde D+ o tempo já estava meio feio e escurecendo e o por do sol estava previsto para as 18h50min hr’s “ 21h50min Z hr’s ”, mas a atmosfera estava maravilhosa calma como um nenê que dorme, após o nosso treinamento o instrutor solicitou autorização para retornar para Jundiaí, quando a um minuto do fixo Eloi Chaves, foi me reportado que a aeronave “ PR-EJC ” realizava manobras de toque e arremetida na pista 18, adentrando no circuito de trafego a minha esquerda na perna do vento, após a passagem da cabeceira giramos para perna base, a pista em uso é a 18, entrei na perna base já colocando a aeronave em configuração para pouso com flap 10°, sendo que ao alinhar na final, foi reportada pelo instrutor a torre que nos encontrávamos na final e foi me autorizado pouso ao qual foi realizado por mim com auxilio do instrutor, pois na final deixei a velocidade cair um pouco alem da ideal, o pouso foi muito suave, logo após o pouso a deixei rodar ate quase o final da cabeceira para livrar a pista para o próximo trafego que vinha logo atrás de mim.

Após livrarmos a ativa prosseguimos para o pátio da EJ onde foi feito o chek de corte e abandono.

Na minha opinião vale a pena ter aulas com vários instrutores, pois cada um tem um tipo de experiência a nos passar, sendo assim você não terá tempo bastante para pegar nem uma mania, pois sempre terá algum instrutor lhe corrigindo em algo que ele ache errado e lhe dando chance para corrigir os seus erros.

A todos bons Vôos e ótimos pousos com céu de brigadeiro, como já falei, se estão pensando em fazer um curso de piloto ou mecânico aconselho a EJ – Escola Aeronáutica Civil com base operacional em Itápolis e Jundiaí.

EJ-Escola Aeronáutica Civil